O que eu devo fazer nos Encontros de Tutoria? A Tutoria é uma das principais metodologias do Programa de Ensino Integral (PEI). Nela o professor deve orientar e impulsionar os estudantes para que se desenvolvam de forma integral, tanto pessoal quanto acadêmica e profissionalmente.
Para isso, é importante que o tutor venha a realizar encontros frequentes, planejados e regulares com seus(as) tutorados(as), para que estes(as) exponham suas dificuldades e, juntos, possam buscar caminhos para o sucesso escolar do estudante.
Nesse sentido, num primeiro momento, nos encontros coletivos, as dinâmicas de grupo podem se mostrar como uma ferramenta interessante para facilitar o engajamento dos alunos e propiciar ao professor a oportunidade da Escuta Ativa. Veja abaixo, por exemplo, uma dessas dinâmicas.

Qual é a minha qualidade? O que eu sei fazer que me torna diferentes dos demais? Nesse planejamento coletivo de tutoria, por meio de uma dinâmica simples e prática, você poderá engajar os seus tutorados e, ao mesmo tempo, trabalhar tanto a autoconfiança bem como o entusiasmo.
Objetivo: Promover o autoconhecimento e desenvolver a autoestima.
Dimensão: Pessoal
Competências Socioemocionais:
Resiliência Emocional [Autoconfiança];
Engajamento com os outros [Entusiasmo];
Materiais: Folhas, canetas (canetinhas, lápis, giz, etc), fita dupla face, fita crepe ou durex; tv ou aparelho de som para tocar a música;
Desenvolvimento
Entregue uma folha para cada participante. Peça que coloquem o nome no canto superior e lhe devolvam.
Fixe a folha nas costas da respectiva pessoa, utilizando a fita crepe ou dupla face. Peça a ajuda de 1 ou 2 pessoas para agilizar o processo.
Quando todos tiverem as folhas com seus nomes fixados nas costas, entregue as canetas.
Enquanto toca uma música alegre de fundo, peça que escrevam nas folhas uns dos outros (em todos ou no máximo possível, consoante o tempo disponível) uma qualidade que aprecia naquela pessoa ou alguma mensagem que queiram partilhar.
Em princípio, as mensagens devem ser anônimas. No fim, ao terminar a música, cada pessoa poderá ler a sua própria folha as mensagens escritas pelo grupo.
Aplicação: Somos uma carta aberta ao mundo. Por isso, todas as pessoas podem ler as nossas vidas e conhecer quem temos sido de verdade. Quando isso acontece, todos percebem que nós possuímos não apenas defeitos, mas sim muitas qualidades.

Está procurando modelos de documentos do PEI? Assine nosso site
Clique no link abaixo para comprar o e-book: "Como fazer a Tutoria"
Curta nossa página Facebook:
Siga-nos no Instagram
Entre para nosso grupo de WhatsApp
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CA5HPrWGgS39YbeDKFgE5U
Comments