Quer verificar as principais aprendizagens da sua turma no Componente de História nesse 1º Bimestre? Segue abaixo uma atividade avaliativa desenvolvida com base no Escopo e Material Digital disponibilizados pela SEDUC/SP no ano letivo de 2025. O arquivo para download da Prova de História em formato editável (Word) está disponível para os assinantes do nosso site!

QUESTÃO 01
Leia o texto abaixo:
"A Proclamação da República em 1889 deve ser interpretada no contexto de um complexo processo de mudanças sociais, econômicas e políticas que marcaram o Brasil na segunda metade do século XIX. Não se tratou simplesmente de um golpe militar, mas de um movimento que refletia as aspirações de diversos grupos que se opunham à monarquia, incluindo republicanos civis, setores da elite agrária descontentes com o fim da escravidão, e membros do Exército que se sentiam marginalizados pelo regime imperial. A proclamação representou uma resposta às transformações da sociedade brasileira, como a urbanização e a crescente demanda por participação política, e pode ser vista como um ato que buscou responder às necessidades de modernização e integração do Brasil ao cenário internacional. Portanto, a República foi mais do que um movimento militar, ela foi um movimento social e político que expressou o desejo de mudança de uma parte significativa da sociedade brasileira".
CARVALHO, J. M. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
De acprdo com o historiador José Murilo de Carvalho, quais grupos se opunham à monarquia durante o movimento social e político de Proclamação da República?*
a) Apenas a elite agrária.
b) Republicanos civis e a população em geral.
c) Somente os militares.
d) Republicanos civis, elite agrária e membros do Exército.
e) Membros do Exército e a elite industrial.
Ver resposta
QUESTÃO 02
(CP2 2008) Observe a charge a seguir:

Os termos "votos de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadrinhamento" são expressões de um determinado período da nossa história.
Associando a charge às expressões ressaltadas, podemos concluir que a característica política marcante desse momento da História do Brasil República foi:
a) liberalismo.
b) totalitarismo.
c) coronelismo.
d) comunismo.
e) fascismo.
Ver resposta
QUESTÃO 03

A arte e a cultura tiveram um papel fundamental durante a Primeira República no Brasil, refletindo as intensas transformações sociais e políticas do período. As manifestações artísticas, como a música, o teatro e a literatura, acompanharam essas mudanças e serviram como forma de crítica social, evidenciando as desigualdades da época. Nesse contexto, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 , analise as afirmativas a seguir:
I. A Semana de Arte Moderna marcou o início do modernismo no Brasil, influenciando a literatura, a música, as artes plásticas e a arquitetura.
II. O evento, realizado no Teatro Municipal de São Paulo, contou com apresentações musicais, exposições de arte, declamações de poesias e palestras que geraram polêmica.
III. A programação ajudou a firmar uma identidade cultural brasileira autêntica, valorizando a diversidade do país e servindo de referência para futuras gerações de artistas e intelectuais.
IV. O Grupo dos Cinco, composto por Carlos Drummond de Andrade, Oswaldo Cruz, Anita Garibaldi, Lygia Pape e Cândido Portinari, rompeu com as tradições estéticas e culturais vigentes, promovendo uma nova linguagem artística que valorizava a identidade brasileira, com suas peculiaridades e diversidade.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) I e II.
e) I.
Ver resposta
QUESTÃO 04
(ifce 2011) A Revolta de Canudos (1893-1897) se insere no contexto das lutas populares da República Velha e se caracteriza como movimento messiânico. Melhor caracteriza esta revolta:
a) movimento de rebeldia social que, sob o comando do cangaceiro Virgulino Ferreira – o Lampião – lutava contra a opressão da vida nordestina.
b) liderada por José Maria, cujo nome verdadeiro era Miguel Lucena Boaventura, reuniu mais de 20 mil sertanejos e fundou com eles alguns povoados, a chamada “Monarquia Celeste”.
c) ocorrida no governo do presidente Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro, contra as péssimas condições de vida da população pobre, como epidemias, pobreza e desemprego.
d) movimento liderado por Antônio Conselheiro (Antônio Mendes Maciel), que fundou, no sertão da Bahia, uma comunidade que congregava ex-escravos, sertanejos sem terra, gente perseguida pelos coronéis ou pela polícia.
e) reuniu 2 mil marujos da Marinha brasileira, sob a liderança de João Cândido, que reivindicavam o fim dos castigos físicos, da má alimentação e dos baixos soldos (salários).
Ver resposta
QUESTÃO 05
(IFCE 2016) Dentre os movimentos ocorridos no início da República no Brasil, um está diretamente ligado a graves problemas sociais como o desemprego, a pobreza e, principalmente, a falta de higiene e saneamento básico. Uma das medidas tomadas pelo governo federal no Rio de Janeiro para amenizar tais problemas teve sérias consequências e gerou um movimento denominado:
a) Revolta do Vintém.
b) Revolta da Chibata.
c) Guerra de Canudos.
d) Guerra do Contestado.
e) Revolta da Vacina.
Ver resposta
QUESTÃO 06
A questâo refere-se à reclamação dos moradores abaixo:
“Alegam os mesmos que o largo está às escuras ou mui fracamente iluminado somente pelas lâmpadas espaçadas da rua Direita, naquele ponto, e assim pedem que sejam colocados, para iluminar o largo propriamente, três postes, ao menos. Achamos justo o pedido porque à noite, especialmente na presente estação chuvosa, o largo sem iluminação se torna um lugar desolado, aumentando ainda mais a sua tristeza o coaxar incessante de sapos, em número incalculável, que encontram no terreno alagadiço daquela parte da nossa cidade excelente morada para darem seus concertos vocais, o que, longe de deleitar os moradores do Riachuelo, pode levá-los ao desespero. Contando com a boa vontade por parte do sr. dr. agente executivo em favor das famílias do Largo do Riachuelo, aqui deixamos a reclamação.”
FONTE: Luz: Pharol, Juiz de Fora, 28 nov. 1900.
Sobre o processo de urbanização vivenciado por esses moradores, é correto concluir que:
a) a energia elétrica impedia a presença de animais na cidade.
b) a ocupação urbana seguia as diretrizes de um planejamento técnico.
c) a delimitação do espaço foi estabelecida para diferenciar a vida rural da urbana.
d) a tecnologia era considerada indispensável para consolidar o processo civilizatório.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 07
(Prova Paraná 2022) Leia o texto abaixo:
"Semanas antes do início da última guerra civil no Brasil, a Revolução Constitucionalista deflagrada em 9 de julho de 1932, a cidade de São Paulo assistiu a uma partida de futebol entre “Brancos x Pretos”. Organizado pela Frente Negra Brasileira (FNB), o jogo era uma celebração do 13 de maio, aniversário da abolição da escravatura no país. [...] Nas duas primeiras décadas do século 20, até existiam clubes, associações recreativas e jornais que cobriam o cotidiano dessa parcela da população em grandes centros, como Campinas e São Paulo. Mas nenhuma iniciativa teve a força da FNB. [...] A entidade, dona do jornal A Voz da Raça, combatia o racismo e defendia políticas voltadas à melhoria das condições de vida da população negra. Também oferecia uma série de atividades aos sócios, como bailes, festas, aulas de música, atendimento médico e palestras sobre questões raciais e a situação política. [...]
Machado, Leandro. Frente Negra: a história do movimento que apoiava o integralismo e foi pioneiro do ativismo negro no país. BBC, 2020. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2021. Fragmento.
Com base nesse texto, a Frente Negra Brasileira foi estruturada para possibilitar aos afro-brasileiros:
a) impossibilitar a conquista de posições de poder pelos membros do grupo.
b) lutar contra o processo de exclusão social.
c) ocupar uma posição de opressor político.
d) participar de governos voltados para membros da elite econômica do país.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 08
A Revolta da Chibata foi um importante episódio da história brasileira que evidenciou as tensões sociais e raciais no início do século XX. Considerando o contexto histórico da época, analise como a literatura e as manifestações culturais daquela época refletiram a luta dos marinheiros contra a opressão e a discriminação. Qual foi a importância dessas manifestações para o fortalecimento da identidade negra e das reivindicações sociais no Brasil contemporâneo?
a) Criação de novos mitos nacionais.
b) Redução da desigualdade econômica.
c) Desvalorização da cultura popular.
d) Fortalecimento da identidade negra e das lutas sociais.
e) Facilitação do acesso à educação.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 09
(IFSP 2011) A Revista Feminina de 1920 publicou um decálogo para as mulheres casadas, orientando-as para uma vida “do lar”, com honra e respeito. Alguns de seus itens eram:
I. “Ama teu esposo acima de tudo na terra e ama o teu próximo da melhor maneira que puderes, mas lembra-te de que a tua casa é de seu esposo e não do teu próximo. “ (...)
II. “Espera teu esposo em teu lar sempre em ordem e o semblante risonho, mas não te aflijas excessivamente se alguma vez ele não reparar nisso.” (...)
VI. “Lembra-te sempre que te casaste para partilhar com teu esposo as alegrias e as tristezas da existência. Quando todos o abandonarem fica tu a seu lado e diz-lhe: Aqui me tens! Sou sempre a mesma ! “ (...)
X. “Se teu esposo se afastar de ti, espera-o. Se tardar em voltar,espera-o! Porque tu não és somente a sua esposa, és ainda a honra de seu nome. E quando um dia ele voltar, há de te abençoar!”
(FONTE : MALUF,M. MOTT ,M.L. Recônditos do mundo feminino .In:SEVCENKO. (org) História da vida privada no Brasil. São Paulo:Companhia das Letras,1998 v.3,pág.371-372,395-396)
Os mandamentos das mulheres casadas, citados acima, revelam que as mulheres brasileiras, no início do século XX,
a) viviam em uma sociedade matriarcal, pois cabia a elas todos os cuidados com o lar, com o esposo e com os filhos.
b) tinham uma importante posição ao lado do marido, no lar e nos negócios, devendo honrar o nome de seu esposo.Era uma sociedade onde os papéis de mulher e homem eram iguais.
c) eram totalmente submissas ao marido, devendo cuidar da melhor maneira possível do lar e dos filhos. Deviam obediência ao esposo, não deveriam nunca reclamar de nada, o que caracterizava uma sociedade patriarcal.
d) nunca deveriam suportar em silêncio todos os problemas da vida, mas sim, compartilhar com os amigos suas dificuldades, pois os amigos são o próximo.
e) tinham uma vida de trabalhos domésticos pesados, mas algumas já se libertavam dessa submissão, pois se dedicavam à política.
Ver resposta
QUESTÃO 10
Sobre o anarco-sindicalismo no Brasil, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Esse movimento político esteve ligado ao Partido Comunista, desde o início do século XX.
( ) Os baixos índices de urbanização do Brasil na Primeira República, praticamente inviabilizaram o crescimento dessa corrente política.
( ) A repressão governamental no período de 1919 a 1921 conseguiu debilitar a liderança desse movimento operário-sindical.
( ) Essa ideologia constituiu a base política dos primeiros sindicatos brasileiros, formados durante a Primeira República sob a influência de imigrantes europeus.
A alternativa que contém a ordem correta, de cima para baixo, é:
a) F, F, F, V.
b) V, V, F, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, V, V.
Ver resposta
d) F, F, V, V.
Clique no arquivo abaixo e confira uma prévia do e-book: "Como fazer a Tutoria"
Está procurando modelos de documentos do PEI? Assine nosso site
Clique no link abaixo para comprar o e-book: "Como fazer a Tutoria"
Curta nossa página Facebook:
Siga-nos no Instagram
Entre para nosso grupo de WhatsApp
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CA5HPrWGgS39YbeDKFgE5U
Comments