top of page

9º ANO: Prova de Geografia (1º BIM)

Jonathan Pessoa

Quer verificar as principais aprendizagens da sua turma no Componente Prova de GEOGRAFIA nesse 1º Bimestre? Segue abaixo uma atividade avaliativa desenvolvida com base no Escopo e Material Digital disponibilizados pela SEDUC/SP no ano letivo de 2025.


BANNER DO SIMULADO
 

QUESTÃO 01

(Prova Paraná 2022) Leia o texto abaixo.


[...] Milton Santos1 define [...] como o “ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista”. Javier Martínez Peinado2 vai na mesma linha e define [...] como a “mundialização da economia de mercado”. [...] significa, pois a mundialização das relações estruturais básicas e as contradições inerentes ao sistema econômico capitalista. Para estes dois autores [...] somente pode ser entendida dentro do marco do sistema capitalista, que lhe dá a essência e a consistência. [...]


*Vocabulário: 1 Milton Santos (1926-2001): foi um geógrafo brasileiro, considerado como um dos maiores pensadores da Geografia. 2 Javier Martínez Peinado: economista. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. 2021. Fragmento.


De acordo com as características descritas nesse texto, o processo ao qual os autores citados fazem referência é denominado:

a) conurbação.

b) favelização.

C) globalização.

D) urbanização.

Ver resposta

 

QUESTÃO 02

"As Grandes Navegações, iniciadas no século XV, [...] conectaram continentes por meio de rotas comerciais, transformando profundamente as relações econômicas e culturais globais. O modelo mercantilista, adotado pelas potências europeias, promoveu a exploração colonial, com extração de riquezas e acúmulo de metais preciosos, garantindo a hegemonia econômica de metrópoles europeias, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos. Houve um acúmulo de riqueza das metrópoles, mas um empobrecimento das colônias, que eram utilizadas apenas como base de exploração. A Divisão Internacional do Trabalho, consolidada nesse período, especializou diferentes regiões do mundo em determinadas funções na produção, perpetuando a dependência econômica das colônias"

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Livro do Estudante: Geografa, 2025.


De acordo com o texto, qual é a relação entre as Grandes Navegações e o surgimento do capitalismo mercantil?


a) As Grandes Navegações não tiveram impacto no capitalismo.

b) O capitalismo mercantil surgiu apenas no século XX.

c) As Grandes Navegações possibilitaram o surgimento do capitalismo mercantil.

d) O capitalismo surgiu antes das Grandes Navegações.

e) As Grandes Navegações foram um resultado do capitalismo.

Ver resposta

 

QUESTÃO 03


mapa mundi

"O conceito de Oriente e Ocidente pode ter diferentes interpretações. Aqui, vamos relembrar uma delas, baseada na Geografia física. _____________________ (em vermelho no mapa), é a linha longitudinal de referência que divide o mundo em hemisférios oriental e ocidental".

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Material Digital: Geografa, 2025.


A alternativa que preenche corretamente a lacuna acima é:


a) A Linha do Equador.

b) O Meridiano de Greenwich.

c) O Trópico de Câncer.

d) O Trópico de Capricórnio.

e) A Linha Internacional de Data (LID).

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 04

(UPF 2016) Leia os quadrinhos:

quadrinho toda mafalda

Nos quadrinhos, a personagem Liberdade critica o uso ideológico que pode ser dado a uma representação cartográfica. Considerando seus conhecimentos sobre cartografia, analise as afirmativas.


I. A forma eurocêntrica de ver o mundo remonta às grandes navegações e à criação do planisfério de Mercator, que coloca a Europano centro do mapa.

II. A Terra apresenta uma forma que lembra uma esfera e está em movimento no espaço, portanto, não existe em cima ou embaixo.

III. Nosso planeta só pode ser representado de uma forma, independentemente do profissional que a elabora, ou de seus interesses geopolíticos e econômicos.

IV. O norte na parte superior do mapa é uma convenção, sendo apenas um acordo para a padronização dos elementos cartográficos, tornando-os linguagem universal.


Está correto apenas o que se afirma em:


a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) I, II e IV.

d) I, III e IV.

e) II e IV.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 05

A partir das conquistas europeias nos séculos XV e XVI, foram estabelecidas colônias em várias partes do mundo, incluindo as Américas, a África e partes da Ásia. Por meio do Pacto Colonial, as metrópoles submetiam as colônias ao fornecimento de matérias-primas com exclusividade e, em troca, exportavam produtos manufaturados.


Com o avanço dessas políticas, a Inglaterra se fortaleceu como potência colonial dos séculos XVIII e XIX, dominando rotas comerciais de algodão, chá e especiarias; e estabeleceu colônias em todos os continentes. Isso permitiu a acumulação de grandes riquezas, consolidando sua hegemonia global.


A Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra no final do século XVIII, trouxe novas demandas para as metrópoles europeias, como a necessidade de mais matérias-primas e novos mercados consumidores. As independências na América Latina levaram as potências europeias a buscar novos territórios, especialmente na África e na Ásia.


Sobre o neolocolonialismo, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsa:


( ) tinha como objetivo principal explorar recursos naturais, estabelecer rotas comerciais e expandir a influência cultural e religiosa europeia.

( ) aconteceu entre os séculos XIX e XX.

( ) A África e a Ásia foram os principais continentes dominados.

( ) Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Países Baixos foram as principais potências neocoloniais


A alternativa que avalia corretamente as afirmativas acima é:


a) V - F - V - V

b) V - V - F - F

c) F - V - F - V

d) F - V - F - F

e) F - V - V - F

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 06

(UFRGS 2016) Observe a figura abaixo.

charge



A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”.


Uma das principais características desse novo imperialismo foi:




a) o convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.

b) o fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.

c) a exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.

d) a dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano.

e) a limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 07

(UFG 2004) Na primeira metade do século XIX, a América Latina foi convulsionada pelos movimentos de independência, provocando instabilidade na política internacional. Diante desse contexto, o governo norteamericano anunciou a Doutrina Monroe (1823), que se relaciona com:


a) a defesa do continente americano de possíveis intervenções político-militares por parte das monarquias européias.

b) o incentivo a projetos políticos de expansão colonial dos EUA em direção ao continente sul-americano.

c) o apoio ao projeto de unidade política entre os países da América Central, defendida pelo líder Simón Bolívar. d) a garantia da ampliação do mercado externo para escoamento da produção industrial do norte dos EUA.

e) a criação de acordos comerciais entre EUA e os recémcriados países latino-americanos.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 08

(IFCE 2005) Este país foi criado numa região da Europa, chamado Balcãs, após a Primeira Guerra Mundial. Territorialmente, foi organizado em seis republicad que abrigavam as etnias majoritária. Trata - se , portanto , da:


a) Hungria.

b) Sérvia.

c) Letônia.

d) Iugoslávia.

e) Eslovênia.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 09

(IFCE 2014) Sobre a Guerra Fria, é falsa a afirmativa:


a) é o momento em que se inicia a bipolarização mundial, com a divisão do mundo em dois polos de poder.

b) a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalistas e socialistas.

c) durante a Guerra Fria, eliminou-se a possibilidade de uma corrida armamentista, uma vez que o cerne do conflito era apenas ideológico e as principais nações envolvidas temiam o desencadeamento de um conflito de maior porte.

d) os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar um homem ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada até a Lua. Desse modo, a Guerra Fria teve sentido tecnológico, ideológico e cultural.

e) além da corrida espacial, durante a Guerra Fria, ocorreu a chamada corrida armamentista, que teve início com o lançamento das bombas atômicas sobre o Japão. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 10

Analise o mapa e leia o excerto.


mapa do oriente médio

(www.bbc.com. Adaptado.)

 

Hoje, eles formam uma comunidade unida por raça, cultura e linguagem, ainda que não tenham um dialeto padrão. Eles têm diversas religiões e credos, mas a maioria é muçulmana sunita.


A área destacada no mapa e as características apresentadas no excerto correspondem:


a) à ocupação chechena.

b) à população palestina.

c) à nação tibetana.

d) ao povo curdo.

e) ao aldeamento basco.


Ver resposta (clique na seta)


Entre em contato comigo

E-mail: professorjonathanpessoa@gmail.com

Telefone: (15) 99697-0271

© 2025 - Professor Jonathan Pessoa - CPF 370.371.158-27

Estrada Municipal do Lageadinho. s/n. Bairro do Lageadinho,

Estância Turística de Ibiúna/SP - CEP 18150-000

*Entrega dos produtos em até 07 dias úteis

bottom of page