Quer verificar as principais aprendizagens da sua turma no Componente Prova de GEOGRAFIA nesse 1º Bimestre? Segue abaixo uma atividade avaliativa desenvolvida com base no Escopo e Material Digital disponibilizados pela SEDUC/SP no ano letivo de 2025.

QUESTÃO 01
(Prova Paraná 2022) Leia o texto abaixo.
[...] Milton Santos1 define [...] como o “ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista”. Javier Martínez Peinado2 vai na mesma linha e define [...] como a “mundialização da economia de mercado”. [...] significa, pois a mundialização das relações estruturais básicas e as contradições inerentes ao sistema econômico capitalista. Para estes dois autores [...] somente pode ser entendida dentro do marco do sistema capitalista, que lhe dá a essência e a consistência. [...]
*Vocabulário: 1 Milton Santos (1926-2001): foi um geógrafo brasileiro, considerado como um dos maiores pensadores da Geografia. 2 Javier Martínez Peinado: economista. Disponível em: . Acesso em: 6 dez. 2021. Fragmento.
De acordo com as características descritas nesse texto, o processo ao qual os autores citados fazem referência é denominado:
a) conurbação.
b) favelização.
C) globalização.
D) urbanização.
Ver resposta
QUESTÃO 02
"As Grandes Navegações, iniciadas no século XV, [...] conectaram continentes por meio de rotas comerciais, transformando profundamente as relações econômicas e culturais globais. O modelo mercantilista, adotado pelas potências europeias, promoveu a exploração colonial, com extração de riquezas e acúmulo de metais preciosos, garantindo a hegemonia econômica de metrópoles europeias, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos. Houve um acúmulo de riqueza das metrópoles, mas um empobrecimento das colônias, que eram utilizadas apenas como base de exploração. A Divisão Internacional do Trabalho, consolidada nesse período, especializou diferentes regiões do mundo em determinadas funções na produção, perpetuando a dependência econômica das colônias"
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Livro do Estudante: Geografa, 2025.
De acordo com o texto, qual é a relação entre as Grandes Navegações e o surgimento do capitalismo mercantil?
a) As Grandes Navegações não tiveram impacto no capitalismo.
b) O capitalismo mercantil surgiu apenas no século XX.
c) As Grandes Navegações possibilitaram o surgimento do capitalismo mercantil.
d) O capitalismo surgiu antes das Grandes Navegações.
e) As Grandes Navegações foram um resultado do capitalismo.
Ver resposta
QUESTÃO 03

"O conceito de Oriente e Ocidente pode ter diferentes interpretações. Aqui, vamos relembrar uma delas, baseada na Geografia física. _____________________ (em vermelho no mapa), é a linha longitudinal de referência que divide o mundo em hemisférios oriental e ocidental".
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Material Digital: Geografa, 2025.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna acima é:
a) A Linha do Equador.
b) O Meridiano de Greenwich.
c) O Trópico de Câncer.
d) O Trópico de Capricórnio.
e) A Linha Internacional de Data (LID).
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 04
(UPF 2016) Leia os quadrinhos:

Nos quadrinhos, a personagem Liberdade critica o uso ideológico que pode ser dado a uma representação cartográfica. Considerando seus conhecimentos sobre cartografia, analise as afirmativas.
I. A forma eurocêntrica de ver o mundo remonta às grandes navegações e à criação do planisfério de Mercator, que coloca a Europano centro do mapa.
II. A Terra apresenta uma forma que lembra uma esfera e está em movimento no espaço, portanto, não existe em cima ou embaixo.
III. Nosso planeta só pode ser representado de uma forma, independentemente do profissional que a elabora, ou de seus interesses geopolíticos e econômicos.
IV. O norte na parte superior do mapa é uma convenção, sendo apenas um acordo para a padronização dos elementos cartográficos, tornando-os linguagem universal.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) II, III e IV.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.
e) II e IV.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 05
A partir das conquistas europeias nos séculos XV e XVI, foram estabelecidas colônias em várias partes do mundo, incluindo as Américas, a África e partes da Ásia. Por meio do Pacto Colonial, as metrópoles submetiam as colônias ao fornecimento de matérias-primas com exclusividade e, em troca, exportavam produtos manufaturados.
Com o avanço dessas políticas, a Inglaterra se fortaleceu como potência colonial dos séculos XVIII e XIX, dominando rotas comerciais de algodão, chá e especiarias; e estabeleceu colônias em todos os continentes. Isso permitiu a acumulação de grandes riquezas, consolidando sua hegemonia global.
A Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra no final do século XVIII, trouxe novas demandas para as metrópoles europeias, como a necessidade de mais matérias-primas e novos mercados consumidores. As independências na América Latina levaram as potências europeias a buscar novos territórios, especialmente na África e na Ásia.
Sobre o neolocolonialismo, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsa:
( ) tinha como objetivo principal explorar recursos naturais, estabelecer rotas comerciais e expandir a influência cultural e religiosa europeia.
( ) aconteceu entre os séculos XIX e XX.
( ) A África e a Ásia foram os principais continentes dominados.
( ) Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Países Baixos foram as principais potências neocoloniais
A alternativa que avalia corretamente as afirmativas acima é:
a) V - F - V - V
b) V - V - F - F
c) F - V - F - V
d) F - V - F - F
e) F - V - V - F
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 06
(UFRGS 2016) Observe a figura abaixo.

A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”.
Uma das principais características desse novo imperialismo foi:
a) o convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.
b) o fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.
c) a exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.
d) a dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano.
e) a limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 07
(UFG 2004) Na primeira metade do século XIX, a América Latina foi convulsionada pelos movimentos de independência, provocando instabilidade na política internacional. Diante desse contexto, o governo norteamericano anunciou a Doutrina Monroe (1823), que se relaciona com:
a) a defesa do continente americano de possíveis intervenções político-militares por parte das monarquias européias.
b) o incentivo a projetos políticos de expansão colonial dos EUA em direção ao continente sul-americano.
c) o apoio ao projeto de unidade política entre os países da América Central, defendida pelo líder Simón Bolívar. d) a garantia da ampliação do mercado externo para escoamento da produção industrial do norte dos EUA.
e) a criação de acordos comerciais entre EUA e os recémcriados países latino-americanos.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 08
(IFCE 2005) Este país foi criado numa região da Europa, chamado Balcãs, após a Primeira Guerra Mundial. Territorialmente, foi organizado em seis republicad que abrigavam as etnias majoritária. Trata - se , portanto , da:
a) Hungria.
b) Sérvia.
c) Letônia.
d) Iugoslávia.
e) Eslovênia.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 09
(IFCE 2014) Sobre a Guerra Fria, é falsa a afirmativa:
a) é o momento em que se inicia a bipolarização mundial, com a divisão do mundo em dois polos de poder.
b) a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalistas e socialistas.
c) durante a Guerra Fria, eliminou-se a possibilidade de uma corrida armamentista, uma vez que o cerne do conflito era apenas ideológico e as principais nações envolvidas temiam o desencadeamento de um conflito de maior porte.
d) os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar um homem ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada até a Lua. Desse modo, a Guerra Fria teve sentido tecnológico, ideológico e cultural.
e) além da corrida espacial, durante a Guerra Fria, ocorreu a chamada corrida armamentista, que teve início com o lançamento das bombas atômicas sobre o Japão. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 10
Analise o mapa e leia o excerto.

(www.bbc.com. Adaptado.)
Hoje, eles formam uma comunidade unida por raça, cultura e linguagem, ainda que não tenham um dialeto padrão. Eles têm diversas religiões e credos, mas a maioria é muçulmana sunita.
A área destacada no mapa e as características apresentadas no excerto correspondem:
a) à ocupação chechena.
b) à população palestina.
c) à nação tibetana.
d) ao povo curdo.
e) ao aldeamento basco.
Ver resposta (clique na seta)