Quer verificar as principais aprendizagens da sua turma no Componente de Matemática nesse 1º Bimestre? Segue abaixo uma atividade avaliativa desenvolvida com base no Escopo e Material Digital disponibilizados pela SEDUC/SP no ano letivo de 2025. O arquivo para download da Prova de Sociologia em formato editável (Word) está disponível para os assinantes do nosso site!

QUESTÃO 01
(Acervo 2012) Assinale qual das alternativas apresenta a melhor definição de sociologia:
a) Sociologia é o estudo do corpo na sociedade. Ela tem particular interesse em compreender cada órgão e sua relação de solidariedade orgânica.
b) Sociologia é a forma como a ciência moderna interfere na política contemporânea. Através de estudos rigorosos, ela indica aos governantes como estes devem conduzir a sociedade.
c) Sociologia é a forma de assistência às pessoas mais pobres. O profissional de sociologia é a pessoa responsável por evitar que os indivíduos estejam à margem da sociedade.
d) Sociologia é o estudo de qualquer sociedade organizada. Atualmente, ela está preocupada tanto com sociedades humanas, quanto com sociedades animais (como de formigas e abelhas).
e) Sociologia é o estudo rigoroso das sociedades e dos grupos humanos organizados, em especial das sociedades industrializadas.
Ver respostas
QUESTÃO 02
(UPE 2013) Leia o texto a seguir:
"(...) grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais".
DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004, p. 124.
Percebe-se que as transformações ocorridas nas sociedades ocidentais permitiram a formação de relações sociais complexas. Nesse sentido, a Sociologia surgiu com o objetivo de compreender essas relações, explicando suas origens e consequências. Sobre o surgimento da Sociologia e das mudanças históricas apontadas no texto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A grande mecanização das fábricas nas cidades possibilitou o desenvolvimento econômico da população rural por meio do aumento de empregos.
b) A divisão social do trabalho foi minimizada com as novas tecnologias introduzidas pelas revoluções do século XVIII.
c) A Sociologia foi uma resposta intelectual aos problemas sociais, que surgiram com a Revolução Industrial.
d) O controle teológico da sociedade foi possível com o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
e) As atividades rurais do período histórico, tratado no texto, foram o objeto de estudo que deu origem à Sociologia como ciência.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 03
(UEG 2025) A relação entre indivíduo e sociedade é um dos temas fundamentais da sociologia como ciência. Os estudiosos da sociologia destacam que os autores clássicos Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber expressaram, em suas obras, abordagens distintas acerca do tema. Essas abordagens podem ser assim resumidas:
a) Marx entende que o indivíduo é preponderante em relação à sociedade, podendo empreender a transformação social por meio da revolução; Durkheim entende que a relação entre indivíduo e sociedade é orgânica, de modo que cada órgão cumpre sua função social; Weber entende que a sociedade é preponderante em relação ao indivíduo, podendo determinar as escolhas individuais.
b) Marx entende a relação entre indivíduo e sociedade como relativa ao modo de produção de cada época histórica; Durkheim entende a sociedade moderna de forma mecânica, de modo que cada indivíduo interage com os demais por meio da relação de semelhança; Weber entende a sociedade a partir do espírito do capitalismo, de modo que os indivíduos vivem em busca da ampliação dos lucros.
c) Marx entende a sociedade em sobreposição ao indivíduo, de modo que não é possível conviver com membros de outras classes sociais; Durkheim entende que o suicídio egoísta é uma forma de destacar a preponderância do indivíduo sobre a sociedade, quando não consegue impor suas vontades; Weber entende o indivíduo a partir das relações sociais que são determinadas pelas esferas sociais.
d) Marx entende a relação entre indivíduo e sociedade a partir da divisão entre classes sociais cujas lutas têm sido a força motriz da história; Durkheim a entende a partir dos fatos sociais, caracterizados pela coercitividade, generalidade e exterioridade da sociedade perante os indivíduos; Weber compreende a sociedade a partir da ação social que é carregada de sentido subjetivo para o indivíduo que a executa e para aqueles que são afetados.
e) Marx entende a sociedade a partir do capitalismo, de modo que a relação entre os trabalhadores acaba assumindo a forma de uma relação entre coisas; Durkheim entende o indivíduo a partir da divisão do trabalho social, de forma que cada trabalhador cumpre suas aptidões sociais; Weber entende a sociedade a partir dos conflitos entre as classes sociais, nos quais a burocracia expressa o controle do Estado moderno.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 04
A Sociologia estuda as interações entre os indivíduos e as relações sociais; questiona aquilo que é percebido como “natural” e analisa a sociedade sob diversas perspectivas. Mas como, de fato, são produzidos os conhecimentos em Sociologia? Como se pode entender o “fazer” sociológico? Para entender como a Sociologia produz conhecimento e se distingue de outros saberes, a partir do desenvolvimento de um "olhar sociológico", é necessário mobilizar alguns procedimentos metodológicos. Dentre eles, destaca-se, EXCETO:
a) Estranhar: Questionamento sobre as origens, as causas e as consequências dessa realidade na vida social.
b) Desnaturalizar: Historicização dessa realidade, que surgiu, se desenvolveu e se transformou com o tempo.
c) Distanciar: Afastamento dos preconceitos e da aparência imediata dessa realidade, a fim de observá-la de maneira objetiva
d) Analisar: Interpretação e classificação dos dados coletados, por meio de metodologias, conceitos e teorias.
e) Aprofundar: investigar as interações sociais baseado apenas em eventos históricos.
Ver resposta
QUESTÃO 05
Vivemos em uma sociedade onde a influência das redes sociais é cada vez mais forte, moldando opiniões e comportamentos. Ao analisarmos o impacto dessas plataformas, percebemos como a interação social se transforma e como as relações interpessoais são afetadas pelo olhar sociológico. Considerando essa realidade, como o olhar sociológico pode nos ajudar a entender as dinâmicas sociais que emergem desse novo contexto digital?
a) Analisar as interações digitais para entender como moldam comportamentos e relações sociais.
b) Envolver-se em discussões apenas sobre a vida offline.
c) Ignorar o impacto das redes sociais nas relações interpessoais.
d) Desconsiderar as influências digitais na formação de opiniões.
e) Focar apenas nas interações presenciais para entender a sociedade.
Ver resposta
QUESTÃO 06
(ACERVO 2012) Leia o texto abaixo:
"A socialização primária é a primeira socialização que o indivíduo experimenta na infância, e em virtude da qual torna-se membro da sociedade. A socialização secundária é qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores do mundo objetivo de sua sociedade".
BERGER, P.; LUCKAMNN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 175.
A respeito do conceito de socialização e das diferenças entre socialização primária e socialização secundária, considere as seguintes afirmativas:
I. A socialização primária é mais forte e coercitiva que a secundária.
II. O processo de aprendizado na socialização primária é carregado de afetividade.
III. A socialização secundária está geralmente associada à divisão do trabalho.
IV. A socialização secundária é independente da socialização primária.
V. A socialização independe das instituições sociais.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, IV e V, apenas.
d) I, II, III e IV, apenas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Ver respostas
a) I, II e III, apenas.
QUESTÃO 07
Erving Goffman em sua obra “A representação do eu na vida cotidiana” aborda a temática do teatro das interações. Sua teoria abrange o comportamento humano como um todo. Ao nos depararmos com suas ideias sobre esse comportamento, percebemos que o autor acredita que todo relacionamento social é visto como sendo uma cena de teatro, em que existem trocas de ações, respostas e proposições apresentadas dramaticamente. Sobre esses aspectos encontramos uma relação dicotômica entre o real e o fictício presente na vida escolar do discente, pois ao mesmo tempo em que o aluno é ator de suas ações enquanto ser social, se torna espectador enquanto aprende a observar a realidade à sua volta.
MARTINS, R. L. Ensino de Sociologia e a Arte: diálogos entre as disciplinas no Ensino Médio. Dissertação, Marília, 2020, p. 51. Adaptado.
Assinale a opção que descreve corretamente a interlocução entre o ensino de Sociologia e a linguagem da Arte, a partir da metáfora teatral como representação social de Goffman.
a) A encenação teatral torna o aprendizado de temas sociológicos mais leve e lúdico, pois facilita a memorização do papel social de cada indivíduo.
b) A associação entre arte e sociologia deve respeitar a configuração hierárquica da primeira em relação à segunda, em função de sua capacidade de sensibilização.
c) A vida social pode ser compreendida pela metáfora teatral da vida social como palco de atuação em que os grupos sociais encenam seus papéis perante outros grupos.
d) A teatralização torna visíveis as práticas individuais a partir das relações objetivas que as estruturam, assim facilitando a compreensão das leis sociológicas.
e) A dramaturgia desenvolve a cultura simbólica de um povo pois trabalha com o sensível e com o imaginário, ao passo que a teoria social desenvolve a racionalização.
Ver resposta (clique na seta)
c) A vida social pode ser compreendida pela metáfora teatral da vida social como palco de atuação em que os grupos sociais encenam seus papéis perante outros grupos.
QUESTÃO 08
(UECE 2023) A identidade cultural e as diferenças culturais são estreitamente dependentes, porém a forma como afirmamos nossa identidade cultural tende a esconder esta mútua dependência, pois quando digo “Eu sou brasileiro” ou “Eu sou cearense” estou me referindo a identidades culturais que se esgotam em si mesmas. Entretanto, só posso fazer a afirmação “sou brasileiro” porque existem outros que não o são: os argentinos, os noruegueses, os tibetanos. Em síntese, uma identidade cultural é, majoritariamente, definida pelo contraste com outras.
Considerando o exposto, assinale a afirmação verdadeira.
a ) Em um mundo sociocultural homogêneo, sem diferenciações, podemos afirmar que somos cearenses.
b) A afirmação “sou baiano” faz parte de uma extensa cadeia de negações implícitas de outras identidades.
c) Ao contrário das afirmações de identidades culturais, as diferenças culturais são referenciadas em si mesmas.
d) A identidade cultural depende da diferença, mas a diferença não depende do contraste com a identidade cultural.
Ver resposta (clique na seta)
QUESTÃO 09
(UFU 2002) Considere a definição do conceito de cultura como sistema simbólico, presente na obra "Cultura, um conceito antropológico" de Roque Laraia (1992).
Identifique as afirmações incorretas, marcando, a seguir, a alternativa correta
I - A cultura é um fenômeno humano, sendo impossível para outros animais desenvolver a faculdade de simbolizar e transmitir os símbolos com a mesma complexidade e diversidade com que o fazem os seres humanos.
II - A cultura é um fenômeno variado nas diversas sociedades humanas. Seu grau maior de evolução em alguns lugares e sua diversidade dependem da espécie particular de Homo sapiens sapiens encontrada em cada sociedade.
III - A cultura é um fenômeno que varia conforme o maior ou menor favorecimento dos caracteres biológicos e geográficos encontrados nas diferentes sociedades. Assim sendo, a diversidade cultural depende da maior capacidade de simbolizar o meio ambiente.
IV - A cultura de cada sociedade é formada por sistemas de símbolos que variam, mas estes se instalam em um ser dotado de unidade biológica, o homem. Por isso, ao nascer, todo ser humano está biologicamente apto para ser socializado em qualquer cultura.
Sobre as afirmativas:
a) I, II e III estão incorretas.
b) II, III e IV estão incorretas.
c) I, II e IV estão incorretas.
d) II e III estão incorretas.
Ver resposta (clique na seta)
d) II e III estão incorretas.
QUESTÃO 10
(ENEM 2023) Felizes tempos eram esses! As moças iam à missa de madrugada. De dia ninguém as via e se alguma, em dia de festa, queria passear com a avó ou a tia, havia de ir de cadeirinhas. Bem razão têm os nossos velhos de chorar por esses tempos, em que as filhas não sabiam escrever, e por isso não mandavam nem recebiam bilhetinhos.
Novo correio de Modas, 1853, apud DONEGÁ, A. L. Publicar ficção em meado do século XIX,: um estudo de revistas femininas editadas pelos irmãos Laemmert. Campinas, unicamp, 2013 (adaptado)
Na perspectiva do autor, as tradições e os costumes sociofamiliares sofreram alterações no século XIX, decorrentes de quais fatores?
a) Hábitos de leitura e mobilidade regional.
b) Circulação de impressos e trânsito religioso.
c) Valorização da lingua e imigração estrangeira.
d) Práticas de letramento e transformação cultural.
e) Flexibilização do ensino e reformismo pedagógico.
Ver resposta
d) Práticas de letramento e transformação cultural.
Clique no arquivo abaixo e confira uma prévia do e-book: "Como fazer a Tutoria"
Está procurando modelos de documentos do PEI? Assine nosso site
Clique no link abaixo para comprar o e-book: "Como fazer a Tutoria"
Curta nossa página Facebook:
Siga-nos no Instagram
Entre para nosso grupo de WhatsApp
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CA5HPrWGgS39YbeDKFgE5U
Comments