top of page

1ª SÉRIE: Prova de História (1ºBIM)

Jonathan Pessoa

Atualizado: há 6 minutos

Quer verificar as principais aprendizagens da sua turma no Componente de História nesse 1º Bimestre? Segue abaixo uma atividade avaliativa desenvolvida com base no Escopo e Material Digital disponibilizados pela SEDUC/SP no ano letivo de 2025. O arquivo para download da Prova de História em formato editável (Word) está disponível para os assinantes do nosso site!


banner do simulado de história

 

QUESTÃO 01

"O passado é, por definição, um dado que nada pode modificar. Mas o conhecimento do passado é uma coisa em progresso, que incessantemente se transforma e se aperfeiçoa" (BLOCH, 2001. p. 25)


No texto acima, o historiador Marc Bloch reflete sobre a natureza do conhecimento histórico. Para ele, nós estudamos algo que é imutável, o passado, através de um conhecimento que se modifica. É através da descoberta de novas fontes históricas ou de novas interpretações sobre documentos já existentes que se reconstroem narrativas sobre o passado. Desse modo, a história está em contínua transformação, mesmo que não se possa modificar o que aconteceu.


Contudo, o historiador não "inventa" nem "cria" o passado. Existe um método científico para a construção de narrativas historiográficas. Nesse método, deve haver:


I. Seleção das fontes históricas: Os documentos históricos são investigados e selecionados.

II. Análise das fontes históricas: O historiador analisa criticamente, avaliando sua autenticidade, contexto, propósito e possíveis vieses, além de verificar o que cada fonte pode responder sobre o passado.

III. Formulações de conclusões: As fontes são interpretadas e o historiador formula uma conclusão própria, construindo assim uma narrativa definitiva sobre o fenômeno histórico investigado.

IV. Revisão e debate: O trabalho do historiador é revisado e debatido por outros profissionais da área, além da imprensa e da sociedade civil, para possíveis reformulações das hipóteses.


Estão corretas as afirmativas:


a) I e II apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) II, III e IV apenas.

e) II e IV, apenas.

Ver resposta

 

QUESTÃO 02

"Além de ser influenciada pelo presente, a análise histórica é feita a partir dos nossos próprios referenciais e valores culturais. Esse processo molda nossa interpretação dos eventos, que pode variar significativamente conforme o contexto e a perspectiva adotada. A inserção de nosso ponto de vista em uma análise pode levar ao ________________, que 'é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência'. Ele se manifesta em diferentes níveis: no plano intelectual, ele se traduz na dificuldade de compreender e valorizar as diferenças culturais; enquanto no plano afetivo, pode gerar sentimentos de estranheza, medo ou até hostilidade em relação ao "outro". O fenômeno se torna uma barreira para o entendimento intercultural, impactando a interpretação dos eventos históricos por refletir nossos próprios _______________ ao tentar compreender a ____________________ das experiências humanas ao longo do tempo".

Fonte: ROCHA, 1988.


Considerando os "espaços" e os "tempos" da produção do conhecimento histórico, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.


a) etnocentrismo - preconceitos - diversidade.

b) etnocentrismo - valores - uniformidade.

c) relativismo - comportamentos - multiplicidade.

d) antropocentrismo - preceitos - pluralidade.

e) teocentrismo - ideais - natureza.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 03

O termo “Pré-História” tem sido questionado por historiadores por negar a algumas sociedades o papel de sujeitos de sua própria História. O surgimento da escrita, em 4.000 a.C., é apontado como a divisão entre Pré-História e História. Mediante essa interpretação, qualquer sociedade que possui escrita seria “superior” às demais sociedades, sendo considerada uma civilização mais “avançada” por dominar essa técnica.


No entanto, a escrita não é requisito para que uma sociedade possa ser estudada. Pois, é possível, na verdade, compreender as sociedades pré-escrita a partir de diferentes tipologias de fontes históricas. Por meio de metodologias desenvolvidas por outras ciências, podemos estruturar narrativas historiográficas sobre o passado mesmo sem fontes escritas.


Pela interdisciplinaridade, conseguimos conhecer, por exemplo, as origens da humanidade, entendendo como os grupos humanos se constituíram em seu início. São exemplos de ciências que podem auxiliar os historiadores a explicar o passado das sociedades pré-escrita, EXCETO:


a) Arqueologia;

b) Astrologia;

c) Geografia;

d) Geologia;

e) Química;

Ver resposta

 

QUESTÃO 04

(UFRGS 2019) Leia as declarações a respeito do incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018.

 

"O material que estava ali servia de base para pesquisas do nosso povo e de muitos outros povos nativos do Brasil. Era uma forma de ter reconhecida nossa cultura e afirmar nossa existência. Sem eles, é como se fôssemos extintos novamente. [...] É mais uma destruição para a nossa cultura.


Temos a destruição das nossas línguas, dos nossos costumes, das nossas terras e até mesmo dos nossos indivíduos. Então, esse incêndio no Museu Nacional parece parte da mesma agressão. É o que a gente sente (Daniel Tutushamum Puri, historiador e mestre em Educação pela USP).


Isso é a morte da memória dos povos originários, uma negligência com o nosso patrimônio. A memória de todas as línguas da América Latina estava aqui, tínhamos registros sonoros e escritos de povos que já não existem. Estamos vendo a cultura indígena sendo apagada. Uma perda irreparável (Urutau Guajajara, mestre em Linguística e Língua Indígena pela UFRJ).

ZARUR, Camila. É como se fôssemos extintos novamente. Revista Piauí, Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/e-como-se-fossemos-extintosnovamente/#. Acesso em: 10 set. 2018.

 

Com relação à importância do Museu Nacional para a história e memória indígenas no Brasil, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

 

( ) A destruição das coleções que representavam diversas formas culturais de grupos indígenas significou a primeira forma de extinção desses grupos que habitavam o território americano desde antes da chegada de europeus.

( ) O Museu abrigava o acervo do Centro de Documentação de Línguas Indígenas (CELIN), onde se encontravam referências linguísticas, cantos e materiais sonoros de diversos grupos indígenas, muitos deles caracterizados pelo predomínio da cultura oral em relação à escrita.

( ) A preservação da documentação, dos objetos e dos diversos registros fotográficos ali existentes era voltada exclusivamente para a visitação pública, como forma de mostrar o caráter pacífico e harmonioso das relações entre indígenas e não indígenas desde o século XVI.

( ) O resguardo do patrimônio material e da memória dos povos originários da América, feito pela instituição, servia como forma de reconhecimento da relevância social das culturas indígenas e como afirmação de grupos que foram sendo marginalizados ao longo da história brasileira.

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – V – F – V. 

b) V – V – F – F.

c) V – F – V – F. 

d) F – F – V – F. 

e) F – V – V – V.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 05

(Ufla-2006) Observe o mapa.


mapa dos movimentos migratórios

Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com as diversas hipóteses de origem do homem americano.


a) O mapa justifica a hipótese de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides, povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano pelo Estreito de Bering.

b) Segundo o que demonstra o mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia e Oceania.

c) Segundo o mapa, o homem americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens .

d) Observando o mapa, fica evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais"curto".

e) No continente sul-americano, o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975 próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 06

Os povos sambaquis foram sociedades indígenas que habitaram a região costeira do Brasil, especialmente entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina, entre aproximadamente 5000 a.C. e 1500 d.C. Eles são de grande importância para a Arqueologia, pois fornecem informações sobre a vida cotidiana, os hábitos alimentares, a organização social e as práticas culturais dos povos indígenas que habitaram o Brasil antes da chegada dos europeus. Nesse sentido, o termo "sambaqui" refere-se a:


a) Relíquias sagradas enterradas nas montanhas próximas.

b) Centros de comércio com intercâmbio de produtos agrícolas.

c) Montes formados por conchas e restos de alimentos.

d) Estruturas de madeira utilizadas para pesca.

e) Núcleos urbanos desenvolvidos com técnicas de arquitetura avançada.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 07

Sobre os povos pré-cabralinos da Amazônia:


I. Os vestígios arqueológicos mostram que a ocupação humana na Amazônia é tão antiga quanto em outras áreas sul-americanas, datando de cerca de 11 mil anos atrás.

II. A diversidade cultural foi uma característica marcante dos povos da Amazônia. Eles desenvolveram estratégias flexíveis, alternando entre caça-coleta e atividades agrícolas, demonstrando a complexidade das estratégias de subsistência.

III. Quando os europeus chegaram, a Amazônia era pouco povoada. Havia poucos grupos que, ao longo do tempo, ainda buscavam transformar o território por meio de técnicas de caça e coleta, domesticação de espécies vegetais, produção cerâmica e práticas funerárias

IV.  Outra característica evidente deixada pelas populações antigas da Amazônia são os chamados “tesos”, montículos ou aterros artificiais. São estruturas circulares construídas acima da linha d’água, como plataformas para a prevenção de enchentes e para o represamento de peixes


Estão corretas as afirmativas:


a) I e II.

b) I, II e e III.

c), I, II e IV.

d) I, III e IV.

e), I, II, III e IV.

Ver resposta (clique na seta)

 

QUESTÃO 08

(UFAM 2021) Na região amazônica, pesquisadores encontraram diversos vestígios das primeiras migrações para o nosso território e um destes exemplos é a confecção de objetos feitos de cerâmica produzida na atual cidade de Santarém, uma das artes mais antigas das Américas, que ficou conhecida como:


a) Cultura Bantu.

b) Cultura Berbere.

c ) Cultura Maori.

d ) Cultura Marajoara.

e) Cultura dos Orixás.

Ver resposta

 

QUESTÃO 09

(UCS 2012) Relacione os povos pré-colombianos, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.

 

COLUNA A

1- Maias

2- Incas

3- Astecas

 

COLUNA B

( ) Destacaram-se por erigir grandes construções de pedra e adobe. Merecem destaque as cidades de Machu-Picchu e Cuzco, onde se erguiam grandes pirâmides em degraus.

( ) Destacaram-se na arquitetura, pela organização urbanística das cidades, construídas em torno de praças matematicamente calculadas, onde se erguiam pirâmides e edifícios religiosos. Como exemplo, podemos citar a capital Tenochtitlán (atual cidade do México).

( ) Desenvolveram a escrita hieroglífica, deixando uma grande quantidade de documentos. Tinham conhecimento dos eclipses solares e do movimento dos planetas. Viviam na península de Yucatán, na América Central.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.


a) 1 – 3 – 2

b) 1 – 2 – 3

c) 2 – 3 – 1

d) 2 – 1 – 3

e) 3 – 2 – 1

Ver resposta

 

QUESTÃO 10

O Reino Kush formou-se no interior do território da Núbia, por volta de 2000 a. C., e tem sua história estreitamente ligada à do Império do Egito.

 

Apesar dessa proximidade, o Reino Kush preservou muitas de suas características. No que diz respeito a essa civilização é CORRETO afirmar:


a) O papel das mulheres na sociedade cuxita era bastante restrito, uma vez que não exerciam influência nos negócios e nas decisões políticas.

b) No ano de 730 a.C., os habitantes do Reino Kush, chamados de cuxitas, conquistaram o Egito, sendo que essa ocupação deu início a 25ª dinastia, que ficou conhecida como a dinastia dos faraós negros.

c) Assim, como ocorria no Egito, no Reino Kush o rei chegava ao poder pela sucessão paterna e se mantinha no cargo com apoio de grupo de sacerdotes.

d) O declínio do Reino Kush ocorreu pela dominação egípcia de seu território. Essa dominação ocorreu pelo interesse do Reino do Egito em manter sobre seu poder a rota comercial do Rio Nilo.

Ver resposta

 

Clique no arquivo abaixo e confira uma prévia do e-book: "Como fazer a Tutoria"


Está procurando modelos de documentos do PEI? Assine nosso site


Clique no link abaixo para comprar o e-book: "Como fazer a Tutoria"


Curta nossa página Facebook:


Siga-nos no Instagram


Entre para nosso grupo de WhatsApp

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CA5HPrWGgS39YbeDKFgE5U 

Comentarios


Entre em contato comigo

E-mail: professorjonathanpessoa@gmail.com

Telefone: (15) 99697-0271

© 2025 - Professor Jonathan Pessoa - CPF 370.371.158-27

Estrada Municipal do Lageadinho. s/n. Bairro do Lageadinho,

Estância Turística de Ibiúna/SP - CEP 18150-000

*Entrega dos produtos em até 07 dias úteis

bottom of page