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Jonathan Pessoa

13 ATIVIDADES DE ACOLHIMENTO



Está procurando atividades de acolhimento para realizar com os seus alunos nesse retorno às aulas? Se liga nessas dicas para você trabalhar nas suas aulas!

 

1.     FATO OU FAKE?

 

Objetivo: Realizar uma apresentação pessoal e estabelecer vínculos positivos com os alunos;

Competência socioemocional: [Abertura ao novo] Curiosidade para aprender;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio

Metodologia: Gamificação;

Procedimentos:

a)    Divida a turma em 4 ou 5 cinco grupos;

b)    Imprima e distribua um cartão com 12 informações pessoais ao seu respeito;

c)     Peça para que os alunos leiam as afirmações do cartão, discutam entre si nos grupos e anotem no caderno aquelas informações que acreditem serem fatos ou imaginam serem fakes.

d)    Após a discussão em grupo, amplie as conversas para a sala toda;

e)    No final, ao explicar cada afirmação, revele as respostas para a turma e comente um pouco sobre a sua própria história de vida.

f)      Dica de adaptação: as afirmações no cartão não precisam ser necessariamente sobre você, mas elas podem ter também o tema: O que fiz nas minhas férias? (Isso caso não seja o primeiro dia de aula na sala e a turma já o conheça)

Recursos: 35 impressões do cartão de informações; quadro branco; caneta para quadro branco; apagador.




2.     BINGO DA AMIZADE

 

Objetivo: Promover o acolhimento, o engajamento e a criação de vínculos entre os estudantes.

Competência socioemocional: [Engajamento com os outros] Entusiasmo;

Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Gamificação.

Procedimento:

a)    Distribua uma cartela para cada aluno;

b)    Leia e explique as perguntas de cada quadrinho do Bingo;

c)     Ao seu comando, todos se levantam e procuram preencher cada quadrinho com o nome do colega que encontrou de acordo com a resposta da pergunta;

d)    Após 10 minutos, faça a contagem dos pontos;

e)    Quem conseguir preencher uma linha com cinco quadradinhos (horizontal, vertical ou diagonal), ganha a dinâmica e recebe um brinde pelo professor;

Recursos: 35 impressões da cartela do bingo; brindes; prêmio;



 

3.     BINGO DOS SENTIMENTOS

 

Objetivo: Promover o acolhimento, o engajamento e a criação de vínculos entre os estudantes.

Competência socioemocional: [Engajamento com os outros] Entusiasmo;

Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Gamificação.

Procedimento:

a)    Coloque os emojis na lousa (cuidado com a fita crepe!);

b)    Distribua as cartelas aos estudantes;

c)     Peça para que todos observem os emojis na lousa e remetam um nome a cada um deles;

d)    Cada estudante deverá também nomear os emojis em suas respectivas cartelas de acordo com a nomeação feita por todos e descrita na lousa;

e)    Imprima e recorte os emojis da lousa num formato pequeno. Estes servirão para o sorteio;

f)      Na hora da atividade, dobre e coloque os emojis pequenos num saco plástico ou em algum outro objeto que possa servir de suporte;

g)    Comece a brincadeira;

h)    Quem preencher a cartela primeiro, grita "bingo" e será premiado pelo professor (Exemplos de prêmio: bombom, bis, pirulito);

i)      Repita o jogo até quando julgar necessário;

j)      Ao final, pergunte aos estudantes quais os emoticons que eles podem escolher para expressar o sentimento deles naquele dia ou momento. A partir disso, faça uma roda de conversa sobre a importância de cuidar das nossas emoções.

Recursos: 35 impressões da cartela do bingo; brindes; prêmio;

 



 

4.     STOP DAS EMOÇÕES

 

Objetivo: Facilitar o acolhimento, promover um bom ambiente e levantar indicadores emocionais dos estudantes para o retorno às aulas.

Competência Socioemocional: [Engajamento com os outros] Entusiasmo;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais;

Metodologia: Gamificação;

Procedimento:

a)    Imprima a Ficha do Stop das Emoções e distribua para cada estudante;

b)    Peça para que preencham o campo do nome;

c)     Imprima as letras do alfabeto para realizar o sorteio das letras que devem guiar as respostas dos estudantes;

d)    Depois que todos estiverem prontos, inicie a brincadeira;

e)     Sorteie uma letra do alfabeto e peça para que os alunos, em 1 minuto, respondam os quadros listados na ficha com uma resposta que inicie com a letra sorteada;

f)      A cada resposta adequada, o estudante ganhará 10 pontos;

g)    Depois de 3 ou 5 rodadas, some os pontos de todos os alunos e verifique aquele que mais pontuou;

h)    Nessa hora, você poderá presentear o(s) vencedor (es) com um brinde.

i)      Não se esqueça de fazer as adaptações de acordo com o seu contexto;

Recursos: 35 impressões da cartela do stop; impressões das letras do alfabeto; brindes; prêmio;

 



 

5.     TREM DAS QUALIDADES

 

Objetivo: Estimular a motivação e o reconhecimento das qualidades entre os colegas.

Competências Socioemocionais: [Resiliência emocional] autoconfiança;

Público-alvo: Ensino Fundamental Anos Iniciais;

Procedimento:

a)    Com espaço disponível na sala, o grupo se movimenta livremente.

b)    O professor, intitulado "locomotiva", ao coordenar a atividade, coloca uma música alegre para tocar. Depois, ao se locomover pela sala, anuncia o nome de um dos alunos e atribui uma das qualidades que estão fixadas na lousa a ele.

c)     Nesse momento, ele junta-se à "locomotiva", fazendo o papel de um "vagão".

d)    Então é a hora do "vagão" chamar outro participante e entregar para ele uma nova qualidade. Esse será o "vagão" seguinte e, assim, a dinâmica seguirá, sucessivamente até que todos participem da locomotiva.

Recursos: Aparelho de som, música, impressões com as qualidades, fita adesiva.

 



6.     AUTÓGRAFOS

 

Objetivo: Compartilhar as práticas e as vivências experimentadas ao longo das férias;

Competência Socioemocional: [Engajamento com os outros] Entusiasmo;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais

Metodologia: Gamificação

Procedimentos:

a)    Imprima diferentes cópias do arquivo abaixo;

b)    Recorte os cartões e os entregue a todos alunos;

c)     Ao seu sinal, os alunos deverão se levantar de seus lugares e, dentro da sala, procurar alguém que realizou uma daquelas atividades mencionadas no cartão;

d)    Assim que encontrar alguém, o estudante deverá escrever o nome do colega na frente da frase que se refere à ação;

e)    Quem conseguir completar os doze "autógrafos" primeiro, ganha a brincadeira;

f)      Por fim, peça ao vencedor que socialize o resultado com os demais colegas;

g)    Converse com os alunos sobre as atividades e os sentimentos que eles experimentaram durante o período das férias escolares.

Recursos: 35 impressões do cartão de autógrafos; brindes; prêmio;



7.     MEME DA VOLTA ÀS AULAS

 

Objetivo: Produzir um meme sobre o sentimento pessoal mediante o retorno das aulas;

Competência Socioemocional: [Abertura ao novo] Imaginação Criativa;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio

Metodologia: Gamificação

Procedimentos:

a)    Imprima diferentes cópias do arquivo abaixo;

b)    Coloque as impressões numa mesa e peça para os estudantes as observarem;

c)     Cada aluno deverá selecionar uma imagem e colar em seu caderno;

d)    Em seguida, a partir da imagem selecionada, o mesmo aluno deverá personalizar a imagem, produzindo assim o seu próprio meme sobre o retorno às aulas;

e)    Em vez de colar no caderno, uma outra sugestão é também colar todos os memes produzidos pelos estudantes num cartaz e expor o resultado para os demais colegas da escola.

Recursos: impressões dos modelos de memes; cola; tesoura; cartaz; EVA; fita adesiva.



 8.     QUIZ DA VOLTA ÀS AULAS

 

Objetivo: Compartilhar as práticas e as vivências experimentadas ao longo das férias;

Competência Socioemocional: [Engajamento com os outros] Entusiasmo

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais

Metodologia: Gamificação

Procedimentos:

a)    Acesse o link do Wordwall: https://wordwall.net/pt/resource/67617654

b)    Projete a imagem do jogo para a turma;

c)     Sorteie um estudante e peça para que ele escolha uma caixa;

d)    Ao abrir a caixa, o estudante sorteado deverá responder à pergunta;

e)    Dê um brinde para o aluno que participar;

f)      Após responder à questão, peça para que o estudante escolha um outro colega para participar do quiz;

g)    Repita o procedimento até que todos tenham participado;

h)    No final, dê também oportunidade à turma para que esta faça uma pergunta ao professor;

Recursos: Notebook, projetor ou aparelho televisor, acesso à internet, brindes.

 

 

9.     O QUE VOCÊ TRAZ NA SUA BAGAGEM?

 

Objetivo: Refletir sobre a viagem da vida e socializar os sentimentos no retorno às aulas;

Competência Socioemocional: [Resiliência Emocional] Autoconfiança;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Dinâmica de aprendizagem

Procedimentos:

a)    Coloque todos os estudantes sentados em roda;

b)    Ponha a mala fechada com uma imagem colada nela. Nesta imagem haverá a seguinte pergunta: "O que você traz na sua bagagem?";

c)     Provoque os estudantes no sentido de tentarem adivinhar o que há dentro da mala;

d)    Peça, no mínimo, três voluntários ou faça um sorteio entre eles;

e)    Um por vez, enquanto toca no fundo uma suave música, o aluno abrirá a mala e escolherá três "cards" de sentimentos. Em seguida, ele mostrará os "cards" aos demais colegas e justificará a razão pela qual traz aqueles sentimentos consigo;

f)      No final, o professor pede para que os alunos respondam o que aprenderam com a brincadeira e faz uma síntese da dinâmica no sentido de mostrar que cada ser humano traz e leva consigo na viagem da vida uma bagagem ou experiência

Recursos: mala de viagem; impressões dos cards; aparelho de som; músicas;  



 10.  SE AS MINHAS FÉRIAS FOSSEM UM FILME

 

Objetivo: Socializar as experiências vivenciadas ao longo das férias e exprimir os sentimentos em relação ao retorno às aulas

Competência Socioemocional: [Abertura ao Novo] Imaginação Criativa;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Dinâmica de aprendizagem

Procedimentos:

a)    Imprima e recorte os cards com as imagens dos títulos dos filmes;

b)    Com o auxílio de uma fita, fixe os cards num cartaz ou no quadro branco de modo que toda a turma possa visualizá-los;

c)     A partir dos cards, leia os nomes dos filmes para toda a turma;

d)    Oriente a turma que, ao seu comando, cada estudante deverá se levantar, escolher e retirar um card, voltando assim ao seu lugar enquanto estiver tocando uma música;

e)    Depois os alunos deverão colar o card no caderno e produzir um texto que explique a razão pela qual o título do filme possa ser associado às férias por ele vivenciada;

f)      Coloque uma outra música e dê um tempo para que os alunos produzam o texto;

g)    Quando a música terminar, escolha um aluno e peça para que ele apresente o card escolhido para a turma e explique o filme das férias dele;

h)    Repita o procedimento com todos;

i)      No final, apresente também o seu card e o explique para a turma;

Recursos: impressões dos cards, caderno, lápis, borracha, aparelho de som, música.

 

 

11.  CAIXA MISTERIOSA

 

Objetivo: Promover o acolhimento socioemocional e produzir um bom clima escolar para o retorno às aulas;

Competência Socioemocional: [Resiliência Emocional] Autoconfiança;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Dinâmica de aprendizagem

Procedimentos:

a)    Imprima o cartão com a imagem de um “abraço”;

b)    Selecione uma caixa de papelão ou de plástico que possa ser completamente fechada;

c)     Coloque a impressão do “abraço” dentro da caixa e a tampe;

d)    Escreva numa folha sulfite a expressão “caixa misteriosa” e a fixe na parte da frente da caixa;

e)    Coloque os estudantes sentados em roda;

f)      Posicione a caixa misteriosa no meio da roda não permitindo que nenhum estudante se aproxime dela;

g)    Não permita também que nenhum aluno pegue a caixa e a balance, tentado reconhecer o que há dentro dela;

h)    Oriente a turma que existe um presente misterioso dentro da caixa. Quem adivinhar o presente que ela contém, receberá o item como prêmio;

i)      Para adivinhar o que existe dentro da caixa misteriosa, os alunos apenas poderão fazer perguntas cujas respostas o professor possa dizer “sim” ou “não”;

j)      Sorteie ou escolha um aluno para começar a dinâmica;

k)     Após o aluno fazer a pergunta, este deverá escolher um outro colega para continuar a brincadeira;

l)      Repita o procedimento até que o item seja descoberto por um estudante;

m)   Quando a caixa misteriosa for revelada, coloque a música “Dentro de um abraço” (Jota Quest) e depois mostre a imagem, dando assim um abraço no vencedor. Em seguida, o professor poderá também estender o abraço a todos enquanto toca a música continua a tocar.

n)    No final, o professor poderá ainda pedir aos alunos que socializem o sentimento deles depois e antes do abraço;

o)    Não se esqueça de dar um brinde de boas-vindas a todos;

Recursos: Uma caixa de papelão ou de plástico; impressão do cartão do abraço; folha sulfite; brindes;

 

12.  FÉRIAS COLETIVA

 

Objetivo: Produzir e socializar uma história coletiva sobre as férias da turma;

Competência Socioemocional: [Abertura ao novo] Imaginação Criativa;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Dinâmica de aprendizagem

Procedimentos:

a)    Distribua uma folha de redação para cada estudante da turma, conforme o arquivo anexo;

b)    Oriente os estudantes que cada um deles construirá uma redação sobre as férias da turma;

c)     Na redação, porém, deverão se fazer presentes 10 palavras-chave que serão sorteadas pelo professor;

d)    O texto deve conter entre 15 e 20 linhas;

e)    A produção que não conter todas as palavras-chave nem se conter dentro do limite de linhas será desclassificada;

f)      Depois que todos os alunos terminarem a produção textual, faça a seleção dos classificados;

g)    Após a classificação, peça que cada estudante leia e compartilhe a redação com a classe;

h)    No final, por meio de uma votação, a turma escolherá a redação mais criativa.

i)      Não esqueça de dar um prêmio para o vencedor e um brinde de boas-vindas para toda a turma.

j)      Cole as redações num painel, faça uma bonita decoração e compartilhe com restante da escola.

Recursos: 35 impressões da folha de redação, impressão das palavras-chave, lápis, borracha, brindes, prêmio, cartaz; cola, tesoura, canetas coloridas, fita adesiva.



 

13.  JOGO DO ABRAÇO

 

Objetivo: Quebrar o gelo e estimular o engajamento da turma;

Competência Socioemocional: [Engajamento com o outro] Entusiasmo;

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Novo Ensino Médio;

Metodologia: Gamificação

Procedimento:

a)    Reserve na sala um espaço amplo;

b)    Selecione um número ímpar de jogadores para que sempre sobre um (dica: caso haja número par na turma, peça para que um estudante fique responsável por controlar a música do jogo)

c)     Ao tocar a música, todos devem estar dançando aleatoriamente;

d)    Quando a música parar, todos devem abraçar alguém;

e)    O estudante que sobrar, deverá sair do jogo;

f)      Para facilitar o jogo, explique que os alunos não podem abraçar duas vezes a mesma pessoa;

g)    A dupla que se abraçar na última rodada será a vencedora;

Recursos: aparelho de som, música, brindes, prêmio.


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